O Conselho Municipal de Turismo de Lavras tem por finalidade fomentar e desenvolver o Turismo de forma sustentável e organizada. Contanto com diversos setores da economia municipal, visando a união dos mesmos e criando possibilidades de melhorias econômicas, sociais e ambientais.



TURISMO


Principais atrativos turísticos:
Igreja do Rosário – o marco da cidade.
O maior patrimônio histórico de Lavras, situado na Praça Dr. Augusto Silva, abriga as mais variadas pinturas e entalhes em madeira. Construção de 1754, a igreja representa o estilo Barroco, característico do século XVIII.
Praça Doutor Augusto Silva – ponto de encontro do povo lavrense.
Localizada no centro da cidade, a praça Dr. Augusto Silva guarda a história e a cultura lavrense. A praça possui grande quantidade de espécies de árvores, destacando a centenária Tipuana e as Palmeiras Imperiais.
Locomotiva Baldwin – o saudoso tempo das ferrovias.
Do ano de 1920, foi uma das primeiras locomotivas de Lavras. Hoje, está exposta na praça Dr. José Esteves, onde marca a sua história e a herança da ferrovia em Lavras.
Feira de artesanato – o melhor da gastronomia e artesanato local.
A feira ocorre aos domingos pela manhã na praça Dr. Augusto Silva. O visitante pode conferir o artesanato local, além de poder saborear comidas típicas dos mais variados gostos. Funciona de 8h às 14h.
Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito – natureza preservada e ecoturismo.
Localizado no km 9 da BR 354, o parque é a maior área verde do município de Lavras, guardando algumas das mais deslumbrantes paisagens da região. Além da natureza exuberante, o parque oferece trilhas em meio a mata nativa, arvorismo, tirolesa, piscinas com toboágua, lago com pedalinhos, poços com água corrente e cachoeiras.
Serra da Bocaina – o ponto mais alto da cidade.
Também conhecida como Serra do Campestre, a Bocaina é ponto culminante do município, de onde se pode ter ampla visão da região. O local propicia a prática de esportes junto à natureza.
  
Museu Bi Moreira – patrimônio histórico preservado.
Localizado no Campus Histórico da UFLA, possui um rico acervo de peças que conta a história da cidade e da universidade. Está aberto de segunda a sexta, das 7h às 17h, e aos sábados e domingos, das 13h às 17h.
Museu de História Natural – “Natureza morta” e cultura viva!
O museu de história natural foi inaugurado em setembro de 2001, como parte dos festejos dos 93 anos da Universidade Federal de Lavras, numa parceria com o departamento de biologia.
O museu tem o objetivo de proporcionar maior integração com a comunidade acadêmica e o público em geral. Suas instalações ocupam uma área de 300 m². Possui auditório para palestra, 42 vitrines verticais e 8 triangulares dispostas em duas salas, e ainda o museu “vivo” com três terrários, dois aquários e um aquaterreo contendo animais vivos da fauna local.
Represa e Comunidade do Funil – Lazer à beira da lagoa.
Um dos principais atrativos turísticos da cidade, onde está a Hidrelétrica do Funil, possui belezas naturais e atividades como o camping, mergulho profissional, passeios de barcos, caminhadas, além da gastronomia mineira à beira do lago.
Jardim Sensorial – estimulação dos órgãos sensoriais.
Localizado no Centro Esportivo Municipal Prof. José Lima (SELT). Considerado o primeiro Jardim Sensorial de Minas Gerais, foi projetado não só para atender as pessoas portadoras de deficiência, mas também, pelas suas características arquitetônicas, propiciar a qualquer usuário, um ambiente tranqüilo, relaxante e prazeroso.
Rafting Rio Capivari – Adrenalina, emoção e aventura!
A prática do rafting consiste em descer corredeiras e cachoeiras dentro de botes infláveis. No Rio Capivari, o trecho do rio percorrido está entre Itumirim-MG e a BR265 (ponte no km333). O trajeto é composto por belas paisagens naturais, lindas corredeiras e quedas d’água, trechos de remanso onde é possível apreciar matas ciliares preservadas, canto de aves e com sorte pode-se avistar as capivaras.
São aproximadamente 7 km de rio que duram de 1hora e meia a 2 horas. A descida constitui-se na passagem por cerca de 20 corredeiras de nível I a III (podendo chegar a IV e V na época das chuvas.
Escalada – batidas do coração e sons da natureza que se misturam!
A escalada esportiva é uma prática que utiliza as técnicas e movimentos de montanhismo e que tem como objetivo exigir o máximo de força e concentração do atleta. A técnica, a coragem, a adrenalina, juntamente com a força, são os fatores que fazem da escalada um esporte apaixonante. A escalada é uma atividade que irá livrá-los do stress do dia-a-dia.
Em Lavras os locais mais utilizados são a Serra do Faria, Pedra Preta (Serra da Bocaina) e o campo escola Pedreira (estrada do Madeira).
Casa da Goiaba – qualidade, saúde e sabor!
Empresa familiar, fundada em abril de 2007, comercializa frutas e seus derivados, cultivados em sua própria propriedade sendo pioneira em cultivo de frutas na região de Lavras.
Local agradável e familiar com todo requinte, conta com colaboradores treinados para atendê-lo da melhor forma possível.
Produtos da Casa da Goiaba: goiaba “in natura”, variedade de frutas, sucos, polpas de frutas, doces caseiros, sorvetes naturais de vários sabores (todos direto da fazenda), salgados e quitandas.
Endereço: Rua Mamante Vitorino, 510 – Aquenta Sol – Lavras MG – CEP 37.200-000
Telefone: (35) 3821-4080 / 3821-0005

Jeito Caseiro – o verdadeiro sabor de Minas Gerais!
Nascido em 1984, o Jeito Caseiro foi introduzido no mercado a partir de uma visão empreendedora de seus idealizadores, que perceberam a possibilidade de comercializar produtos alimentícios com a mesma qualidade e cuidado que eram produzidos pelas donas de casa. Receitas familiares, tipicamente mineiras, foram as primeiras a serem introduzidas no novo negócio, isto gerou uma grande aceitação e abriu as portas para que novos produtos fossem introduzidos, tornando a marca Jeito Caseiro um sucesso, oferecendo produtos diferenciados e de excelente qualidade para agradar os paladares mais exigentes.
Principais produtos: Folheado de queijo, folheado de goiaba, pão de côco, pão de batata, pão lanche (recheado), muffins, biscoitão, dunnt’s, éclair, biscoitinho de frango, pão de queijo, doces a granel, trufas, doces cristalizados.
Jeito Caseiro Café
Endereço: Rua Dr. Jorge, 185 A – Centro.
Telefone: (35) 3826-3640
Horário de funcionamento: De segunda a sábado: de 6h30min as 21h. Domingos de 6h30min as 19h.
Cachaça Bocaina – a autêntica cachaça mineira!
Em 1993 nascia em Lavras, uma cachaça especial. Obedecendo a cultura e a tradição mineira, associando o artesanal à tecnologia,  a Cachaça Bocaina é uma bebida elaborada em todas as etapas de seu processamento nos mais rigorosos padrões de higiene e qualidade, desde a escolha das variedades de cana até o destilado final. Após sua destilação em alambique de cobre, passa por um período de seis meses de amadurecimento em tonéis de jequitibá, castanheira e bálsamo e o envelhecimento por 18 meses em tonéis de carvalho, conseqüências que lhe conferem aspectos sensoriais para os mais refinados paladares, motivos pelos quais merece ser degustada e apreciada.
Endereço: Rodovia BR 265, KM 349 - Lavras – MG.
Telefone: 0 (xx) 35 3821 - 6895

PARA INFORMAÇÕES DE HOSPEDAGENS, ALIMENTAÇÃO E ACESSOS AOS ATRATIVOS ENTRAR EM CONTATO COM:
Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo
Departamento de Turismo
Telefone: 35-3694-4158 (Liliane / Leandro)
COMTUR - CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO
RUA RAUL SOARES, 65 CENTRO LAVRAS MG
(35)3694-4158